A Manipulação dos Materiais

Fêmea de Homo habilis manipulando pedras na beira de um corpo de água.

O Contexto Ambiental: Essa imagem acima, representa uma fêmea de Homo habilis em seu habitat na África Oriental, à beira de um corpo d’água — local onde muitos dos descartes de ferramentas de pedra foram historicamente preservados.

Homo habilis e a indústria Olduvai

A palavra “manipulação” vem do latim manipulus, significando “mão cheia, conteúdo de uma mão”. Essa característica de usar as mãos para manejar com precisão objetos e materiais foi fundamental para que, no futuro do gênero humano, pudéssemos produzir arte.

A espécie Homo habilis foi descoberta em pesquisas na África na década de 1960 e nomeada em 1964 por Louis Leakey, Philip Tobias e John Napier. O nome, que significa “homem habilidoso”, foi escolhido devido à associação direta dos fósseis com a Indústria Olduvaiense: as primeiras ferramentas de pedra lascada produzidas sistematicamente por um ancestral humano.

Os principais achados ocorreram na Garganta de Olduvai, na Tanzânia, e em Koobi Fora, no Quênia. Esta espécie existiu entre aproximadamente 2,4 milhões e 1,4 milhão de anos atrás.

Aqui, no manuseio da pedra bruta para criar uma aresta cortante, vemos o nascimento da intenção sobre a matéria: o primeiro passo para o surgimento da forma artística.

Homo habilis femea Olduvai - Reconstrução do Homo habilis no Museo de la Evolución Humana, Burgos, escultura de Elisabeth Daynes

A Anatomia da Mão: Na imagem acima, baseada numa escultura feita por Elisabeth Daynès (Museo de la Evolução Humana, Burgos), destaca-se o polegar em oposição aos dedos, uma característica que permitiu ao Homo habilis a “pegada de precisão”. Essa escultura de Daynès foca na postura e musculatura, e nossa imagem a ambienta numa paisagem africada, ilustrando o momento exato em que essa anatomia encontra o seu propósito: a transformação da pedra em ferramenta.

Homo habilis caminhando numa paisagem africana.

Embora suas proporções físicas ainda lembrassem as de seus ancestrais australopitecíneos, como braços longos e pernas curtas, o Homo habilis possuía uma capacidade craniana expandida e uma destreza manual única. O estudo de seus fósseis, bem como ferramentas de pedra lascada, revelou uma mão capaz de uma “pegada de precisão”, o que permitiu a criação de cutelos (choppers) e lascas afiadas para o processamento de alimentos.

Fontes

https://origemdapalavra.com.br/palavras/manipular

https://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_habilis

https://www.britannica.com/topic/Oldowan-industry

https://maps.app.goo.gl/uC7Lz64jHbsArjVAA